Publicado por: Alba Bloechliger | 10/08/2009

QUEM É LÚCIFER?

O nome Lúcifer é freqüentemente aplicado a Satanás, mas não há base bíblica para esta idéia. A palavra “Lúcifer” é a tradução em algumas Bíblias (ainda que não nas versões portuguesas mais comuns) da palavra hebraica hêlîl em Isaías 14:12. Versões bem conhecidas como a Revista e Corrigida, a Revista e Atualizada (1 e 2) e a Linguagem de Hoje traduzem esta palavra como “estrela da manhã.”

Isaías 14 é uma profecia sobre a queda do rei de Babilônia (veja 14:4). Este rei exaltava-se, buscando tomar a glória que pertence a Deus. A profecia de Isaías 14 mostra que ele seria derrubado de volta à terra.

É interessante que o Novo Testamento fale sobre a “estrela da alva” (2 Pedro 1:19) e a “estrela da manhã” (Apocalipse 2:28; 22:16). Em todas estas passagens, é claro que a estrela da manhã não é Satanás, ou qualquer outra criatura blasfema. O próprio Jesus é a brilhante estrela da manhã que abençoa seus servos fiéis.

Então, por que o nome “Lúcifer” é freqüentemente aplicado a Satanás? O uso partiu de uma interpretação errada de Isaías 14:12. Muitos comentaristas inseriram algo maior neste texto, vendo-o como uma explicação da origem de Satanás. Certamente há razão para acreditar que o Diabo foi um dos anjos (Jó 1:6), que ele tem estado em rebelião contra Deus desde antes da criação da Terra (1 João 3:8; veja Gênesis 3), e que vários anjos seguiram sua desobediência e serão castigados eternamente (Judas 6). O que o rei de Babilônia fez foi o mesmo tipo de pecado: desafiar a autoridade do Rei dos reis. Neste sentido, podemos pensar em “Lúcifer” como um filho ou discípulo de Satanás (veja João 8:44), mas a profecia de Isaías 14:12 não está falando especificamente do Diabo.

Esta é uma lição permanente para nós de Isaías 14. O rei de Babilônia serve como um lembrete claro da verdade das palavras de Jesus em Lucas 14:11: “… todo o que se exalta será humilhado; e o que se humilha será exaltado.” Que possamos andar humildemente com nosso Deus.

-por Dennis Allan

Anúncios

Responses

  1. Para falar a verdade a antiga serpente , que é o diabo e Satanás,Não desceu na terra ainda,E quando ele descer convém que dure um pouco de tempo, e também profira palavras contra o evangelho de cristo, e ele apocalipse:17:8:,… irá à perdição. E os que habitam na terra(cujos nomes não estão escritos no livro da vida, desde a fundação do mundo)se admirarao vendo a besta…que virá.
    E a besta e o seus seguidores irão todos a perdição para o proprio mau deles.

  2. Pelo oque eu andei estudando, Lúcifer foi expulso dos céus porque quis tomar o trono de Deus e depois da guerra no céu ele foi banido. Foi o anjo mais sábio e mais bonito criado por Deus e responsável pelo louvor a Deus nos céus. Já Satanás, é um demônio como outro qualquer, claro que é um demônio de alta patente.

    Essa questão de Lúcifer e Satanás se deu através de traduções erradas da bíblia que mudam completamente o conceito e o significado da oração (frase).

    Espero ter ajudado.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: