Publicado por: Alba Bloechliger | 23/08/2009

SÁBADO OU DOMINGO?

Pergunta: Um adventista do sétimo dia diz que a Igreja Católica mudou o dia de louvor do sétimo ao primeiro dia e mostra citações de livros católicos para provar. Você pode comentar isso?

Resposta: O Catecismo de Baltimore, pergunta 235, diz em parte, “A Igreja primitiva mudou o dia de louvor de sábado para domingo pela autoridade dada à ela por Cristo. O Novo Testamento não faz menção especifica dos apóstolos mudarem o dia de louvor, mas conhecemos o fato através da tradição.”

Para entender isso é preciso perceber que o catolicismo ensina que Cristo fundou a igreja para levar a verdade aos homens; que aquela igreja está sob a autoridade do Papa e dos bispos em comunhão com ele; que os apóstolos foram os primeiros bispos e que o Novo Testamento é um produto da igreja citada. No seu modo de pensar, qualquer citação no Novo Testamento de louvor no primeiro dia (como em Atos 20:7) é prova de que a Igreja Católica mudou o dia de louvor. Um adventista que cita tal “autoridade” está dando crédito não merecido ao catolicismo.

O imperador Constantino, em 312 d.C., alegou ter visto uma cruz em chamas nos céus e sua “conversão” é desta data. Depois ele deu sanção legal oficial ao “cristianismo”e algumas de suas práticas. Isso não é criar o cristianismo nem as práticas. Louvor no primeiro dia, assim como o cristianismo, existia muito antes da “conversão” duvidosa de Constantino. Os católicos não colocam a mudança numa data tão tarde, mas olham de volta para os mesmos registros que nós usamos (Atos 20:7, 1 Coríntios 16:2) como prova da mudança. Por exemplo, se um adventista do sétimo dia ganhasse as eleições presidenciais e conseguisse apoio suficiente no congresso para fazer leis sobre o sábado – apagando o domingo como feriado legal – os adventistas diriam que este presidente originou o sétimo dia como dia de louvor? É claro que não – nem foi o catolicismo do quarto século que originou domingo como um dia de louvor.

Inácio (30 a 107 d.C.) em sua carta aos magnesianos (capítulo 9) escreveu sobre guardar o sábado, mas não da maneira judaica. A epístola mais curta lê-se, “não mais observando o sábado, mas vivendo na comemoração do Dia do Senhor.” A versão mais longa acrescenta, “o dia da ressurreição … o oitavo dia.” Isso foi 200 anos antes de Constantino.

Justino, o Mártir (114 a 165 d.C.), em sua primeira Apologia (capítulo 67), diz, “Mas domingo é o dia no qual iremos ter nossa reunião comum, porque foi no primeiro dia que Deus, tendo feito uma mudança na escuridão e na matéria, fez o mundo; e Jesus Cristo nosso Salvador, no mesmo dia, ressuscitou dos mortos.” Isso foi aproximadamente 150 anos antes de Constantino.

A esses podem ser acrescentados escritos seculares e religiosos que tornam ridículas as alegações dos adventistas. Lembre-se, nós usamos o Novo Testamento para nossa autoridade a respeito do primeiro dia, mas citamos a história secular para desmentir uma alegação histórica falsa. O adventista que cita fontes católicas aceitará aquelas mesmas fontes para outras alegações da igreja católica romana? Se não, por que não?

–por Robert F. Turner

Anúncios

Responses

  1. claro que é o sábado, o dia que o eterno concluiu sua obra, domingo é inversão de roma.mais achar que é os adventista que são o povo de Deus, igrejas evangélicas são apenas as filhas de roma.

  2. A igreja a dventista(IASD) é a igreja que guarda toda lei de Deus.Não a nova lei de anem Sequer a do Antigo Testamento No Livro de Exódo 20:1.

  3. está mais do que claro que o dia de descanso e adoração a Deus é o sétimo e não o primeiro dia da semana. As pessoas é que distorcem a Biblia e tendem a interpretá-la da forma que for mais conveniente para elas.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: