Publicado por: Alba Bloechliger | 26/08/2009

HERDAR A TERRA?

Discussões com Testemunhas de Jeová geralmente giram em volta de umas poucas passagens comuns. Uma delas está em Mateus 5:5: “Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra…” Este versículo é apresentado por eles como um texto que prova sua teoria de que a terra existirá sempre e que a maioria das pessoas justas receberá uma herança terrestre, e não uma celestial.
   
A maioria dos comentaristas menciona que “herdar a terra” poderia ser traduzido “herdar o país” (e não o planeta terra). Parece que esta era uma expressão proverbial judaica indicando qualquer grande bênção. Ela se refere ao passado da herança prometida da terra (o país) de Canaã, que foi prevista durante tanto tempo pelos patriarcas, e que era considerada como a bênção máxima de Deus ao seu povo. Este tipo de emprego da frase é encontrado quatro vezes no Salmo 37 (versículos 9, 11, 22 e 29) e também em Isaías 60:21.
   
Algum conhecimento maior do significado da afirmação de Jesus em Mateus 5:5 pode ser obtido pela lembrança de que a terra de Canaã era, e ainda é, considerada uma sombra do céu. Assim, este versículo poderia ser visto adequadamente como indicando de que os mansos serão recebidos no reino celestial e receberão ali as bênçãos.
   
E também, “herdar a terra” ou “herdar o país” era uma expressão comum naqueles dias, que Jesus usou para exprimir as grandes bênçãos espirituais que pertencem àqueles que são mansos. Esta interpretação é necessária para que este versículo se harmonize adequadamente com outras passagens simples como 2 Pedro 3:10-11 que ensinam que a terra (o planeta) será destruída.

­por Greg Gwin

Anúncios

Responses

  1. TJ7,
    Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão (2 Pedro 3:10).

    “Nossa cidadania é no céu”: Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo (Filipenses 3:20).

    Veja: Filipenses 1:21-24; Colossenses 1:5; 1 Pedro 1:3-5; 1 Pedro 1:13; Hebreus 11:13-16. As Escrituras afirmam claramente que só há uma esperança (Efésios 4:4), que é a esperança no céu (Mateus 6:19-21).

    Aconselho-lhe a examinar as Escrituras, sem influencia religiosa, procurando entender o livro de Apocalípse (veja capítulo 7), assim compreenderá melhor sobre o Reino dos Céus.
    Normalmente não deixo postado sites que mencionam estudos “religiosos” pois o blog trata de estudos “bíblicos”, por isso deleto o link que vc postou, para que não venha influenciar, errôneamente, os internautas. Inclusive observei que o autor que vc tentou propagar, acreditando ser correto, não sabe discernir quando as Escrituras mencionam sobre a destruição da Babilônia, de Jerusalém e da terra, aliás ele não sabe o bastante para saber que não sabe. Confundido ele mistura os versículos para que os leitores acreditem em sua tese, mas a Bíblia contradiz todo o seu texto. Portanto, leia e comprove.
    Que o Espírito Santo te encha de sabedoria.

  2. Testemunhas de jeová, adventistas, evangélicos e outros todos pregam em suas teologias que viverão
    na terra, se algum evangélico diz que viverão no céu
    para sempre,é por que não entendem o que deveriam de crer.

  3. Roger,
    Não há com que se preocupar,erramos sempre mas o Epírito Santo de Deus toca-nos os corações para que reconheçamos e assim voltemos ao amor que ele nos ensina.
    Como disse antes já te perdoei e ficarei muito contente com a sua participação contínua no blog.
    Mesmo que erremos,é buscando aprender que acertamos o passo no caminho certo,o de Jesus Cristo.

  4. leia abaixo. (esqueci de colocar meu nome)
    rsssr

  5. Bom, como tinha pedido desculpas a você sobre aquele comentário que eu fiz no seu blog, me senti na necessidade de apagar todos os comentários que eu fiz, para tirar a má impressao que havia lhe causado, mas não consegui apagá-los. Não quero que você me leve a mal por mais algum comentário que por ventura você não leu e que venha a ler agora. Abraços!

  6. Mas o propósito original de Deus era de que fossemos FELIZES E INFELIZES no planeta? Como você mesma afirma que vivemos hoje em dia, ou que Adão vivesse PARA SEMPRE numa terra paradisiaca e que a ENCHESSE de seus descendentes? (Gen 1:27,28)
    Se você concorda que o propósito original de Deus não muda, então, automaticamente, fica subtendido a você mesma o que Deus nos reserva futuramente.
    Você não entendeu. Minha pergunta foi uma crítica construtiva (risos) Eu sei que o texto fala do planeta. Por isso que a indaguei, pelo fato de que se Deus “não a criou para ser um caos”então, o propósito original de Deus não mudou.
    Adão antes de pecar não estava conciliado com Deus? Estando Deus nos céus e Adão na Terra? Então não é preciso que estejem no mesmo local para se reconciliarem.
    Você citou 2 Pedro 3:12 em que diz que o desfecho será um mundo novo em que habita a justiça. Deus, não planejara um mundo justo quando criou a Terra estando Ele nos céus? Justiça essa que por enquanto não existe no mundo em que vivemos por causa da influência satânica, que Deus promete que eliminará em breve. Estabelecendo o seu reino na Terra (Mateus 6:10) “Venha o teu reino. Realize-se a tua vontade, como no céu, assim TAMBÉM na terra.”
    Estando o Diabo eliminado, a Terra deixa de ser influenciada por ele e volta a ser uma terra justa governada por Jesus Cristo dos céus.
    (apocalipse 20:2,3…10) 2 E ele se apoderou do dragão, a serpente original, que é o Diabo e Satanás, e o amarrou por mil anos. 3 E lançou-o no abismo, e fechou e selou [este] sobre ele, para que não mais desencaminhasse as nações até que tivessem terminado os mil anos. Depois destas coisas terá de ser solto por um pouco.
    10 E o Diabo que os desencaminhava foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde [já estavam] tanto a fera como o falso profeta; e serão atormentados dia e noite, para todo o sempre.
    O texto em que citastes:
    Mateus 24:40-41 – Então, estando dois no campo, será levado um, e deixado o outro; Estando duas moendo no moinho, será levada uma, e deixada outra.
    O contexto compara com os dias de Noé, em que pessoas não fizeram caso e veio o dilúvio e os varreram e nos exorta a sermos vigilantes para que não sejamos LEVADOS , ou seja, os versículos 40 e 41, fazem referência ao dilúvio que levou os que não fizeram caso. Em quem foi deixado ou permaneceu ? não foi Moisés e sua famíla, juntos com os animais?
    Você acaba de dizer com base no texto de Genesis 6:6,7e8, que Deus não tinha a intenção de destruir o mundo com o dilúvio e sim as pessoas. Foi isso que Ele fez na época não foi? E o que isso quer dizer?
    Moisés e sua família permaneceram fiéis a Jeová, e continuaram a viver na Terra. Assim será conosco.Textos bíblicos são exemplos a ser seguidos. Obviamente que Deus nos mostra através deste texto um exemplo do que acontecerá conosco no futuro.
    Apocalpse 21:1-4 E eu vi um novo CÉU e uma nova TERRA; pois o céu anterior e a terra anterior tinham passado, e o mar já não é. 2 Vi também a cidade santa, Nova Jerusalém, descendo do céu, da parte de Deus, e preparada como noiva adornada para seu marido. 3 Com isso ouvi uma voz alta do trono dizer: “Eis que a tenda de Deus está com a humanidade, e ele residirá com eles e eles serão os seus povos. E o próprio Deus estará com eles. 4 E enxugará dos seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem clamor, nem dor. As coisas anteriores já passaram.”

    Obs. No versiculo 1, é ressaltado tanto um novo céu quanto uma nova terra.
    No versículo 4, diz que Deus estará conosco , não na Terra, pois, em Exodo. 33:20 diz que nenhum homem pode ver Deus e continuar vivo, mas nos céus governando a Terra.
    Vale a pena ressaltar que o termo “humanidade” se refere a homens e não à criaturas espirituais com anjos por exemplo.
    Provérbios 2:21, 22 21 Pois os retos são os que residirão na terra e os inculpes são os que remanescerão nela. 22 Quanto aos iníquos, serão decepados da própria terra; e quanto aos traiçoeiros, serão arrancados dela.

  7. -Isaías 45:15-18 – O contexto declara que Deus é misterioso e, certamente, único. Obvimente,como se refere a criação, terra aqui é o planeta.

    -Deus não mudou seu propósito original, tanto que aqui estamos habitando,felizes e infelizes.

    -Salmos 104:5 – Lançou os fundamentos da terra; ela não vacilará em tempo algum.
    -Eclesiastes 1:4 – Uma geração vai, e outra geração vem; mas a terra para sempre permanece.
    Os 2 versículos mecionam a palavra terra mas nada tem a ver com o contexto do texto postado por mim.
    Aconselho-te a ler novamente esse post,pois ele não diz que toda palavra “terra” na Bíblia é apenas uma expressão indicando bênçãos.

    O que significa a terra prometida ao povo de Israel? A promessa da terra é o reconciliamento do homem com Deus. Então,onde habita Deus? No céu, para onde foram e irão os reconciliados com ele.

    -2 Pedro 3:12 – O desfecho será um mundo novo, em que habita a justiça.
    Onde habita a justiça, entre nós, nessa terra? A justiça habita no céu,pois somente Deus é justo.

    A cidadania do homem salvo é no céu:
    -Filipenses 3:20 – Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo

    -Mateus 24:40-41 – Então, estando dois no campo, será levado um, e deixado o outro; Estando duas moendo no moinho, será levada uma, e deixada outra.
    Levados pra onde, pra terra onde já estão?

    Leia mais para compreender melhor, pois versículos soltos distorcem o contexto:
    -2 Pedro 3:
    5- Eles voluntariamente ignoram isto, que pela palavra de Deus já desde a antiguidade existiram os céus, e a terra, “que foi tirada da água e no meio da água subsiste”.
    6- Pelas quais coisas pereceu (sofreu mas não foi destruido por completo) o mundo de então, coberto com as águas do dilúvio,
    – Mas os céus e a terra que “agora existem” pela mesma palavra se “reservam” como tesouro, e se “guardam para o fogo”, até o “dia do juízo”, e da perdição dos homens ímpios.

    Compare com Gêneses 6:
    6- Então “arrependeu-se”(entristeceu-se) o SENHOR de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coração.
    7- E disse o SENHOR: Destruirei o “homem” que criei de “sobre a face da terra”, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito.
    8- Noé, porém, achou graça aos olhos do SENHOR.

    Observe que Deus não havia intenção de destruir o mundo com o dilúvio e sim o homem,Noé sobreviveu por ter sido um homem justo.

    Para a preparação da vinda de Cristo,Deus planejou todo o caminho,ao qual necessitamos para compreender a chance de salvação que nos foi concedida pela sua misericórdia.
    Leia os textos que postei sobre apocalipse,o que poderá te ajudar na compreensão da revelação da destruição do mundo (terra e tudo que nela há).

    Jesus disse: “O meu reino não é deste mundo. Se o meu reino fosse deste mundo, os meus ministros se empenhariam por mim, para que não fosse eu entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é daqui” (João 18:36).

    Que o Espirito Santo te guie em seu aprendizado das Escrituras Sagradas.
    A paz do Senhor esteja contigo.

  8. Isaías 45:18 Porque assim diz o SENHOR, que criou os céus, o Deus que formou a TERRA*, que a fez e a estabeleceu; que não a criou para ser um caos, mas para ser habitada: Eu sou o SENHOR, e não há outro.

    De que “terra”esse texto se refere?
    Deus mudou seu propósito original de que humanos felizes habitassem o planeta?

    Salmos 104:5 Tu puseste a terra bem firme sobre os seus alicerces, e assim ela NUNCA será abalada. Leia também Eclesiastes 1:4

    Se toda palavra “terra”na Bíblia é apenas uma expressão indicando bênçãos, por que a palavra “terra” em 2 Pedro 3:10-11 se refere ao planeta Terra literal? O seu próprio argumento indica que na Bíblia, existem dois tipo de “terra” Vamos ler o que diz esse texto.

    2 Pedro 3:10-11 diz: Virá, entretanto, como ladrão, o Dia do Senhor, no qual os céus passarão com estrepitoso estrondo, e os elementos se desfarão abrasados; também a terra e as obras que nela existem serão atingidas.

    O texto também diz que os céus serão destruídos por fogo. Agora pergunto: Qual efeito teria o fogo no sol e nas estrelas que já são intensamente quentes?
    Portanto, é exatemente esta terra que não tem sentido literal, mas, significa uma sociedade iníqua.

    2Pedro 3:5,6 cita que o mundo foi destruído pelo dilúvio, e todos sabemos que Noé e sua família sobreviveram e continuaram habitando a terra. Isso entra em harmonia com 2Pedro 3:11 que nos exorta a sermos dedicados a Deus para que, fazendo um paralelo a Noé, continuemos habitando a terra literal para sempre.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: