Publicado por: Alba Bloechliger | 15/09/2009

PROCEDER SEM REFLETIR

“Não é bom proceder sem refletir, e peca quem é precipitado” (Provérbios 19:2).

Reflexão exige entendimento ou percepção; é iluminação de pensamento; é compreensão e conhecimento de informações; é o oposto da ignorância.

O conhecimento que precisamos

Muitas pessoas têm muito conhecimento de muitos assuntos. Algumas  pessoas entendem bem as ciências, a matemática, a história, a   economia e a política, mas são terrivelmente ignorantes em relação à Bíblia.

Œ Precisamos de conhecimento de Deus.  Este conhecimento pode ser adquirido através da aplicação da mente à revelação da verdade nas Escrituras. Devemos entender a vontade dele e aplicá-la a nós mesmos. No dia do julgamento, haverá vingança contra aqueles que “não conhecem a Deus e contra os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus” (2 Tessalonicenses 1:8).

  Precisamos de conhecimento de nós mesmos.  Devemos saber por que existimos, o que é esperado de nós, e como nos conduzir nas relações humanas. A palavra de Deus revela os fatos sobre a natureza do homem, os nossos deveres a ele e uns aos outros, e o nosso destino. Ninguém pode realmente entender a si mesmo sem informações do Deus que nos criou.

 Ž Precisamos de conhecimento da salvação.   A palavra de Deus mostra a nossa condição perdida e revela o caminho para a salvação por meio de Cristo. “E serão todos ensinados por Deus” (João 6:45) é o plano divino. “…conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (João 8:32).

Não é bom estar sem conhecimento

Œ Capacidade mental é desperdiçada.  Deus nos deu poderes intelectuais para receber e guardar conhecimento. Os olhos foram feitos para ver, não para absorver a escuridão. Que tragédia que alguns que têm mentes boas nunca se aplicam para aprender o caminho da justiça. Eles planejam a maldade, ou meios de adquirir dinheiro, ou maneiras de aumentar a popularidade; são sábios das coisas do mundo, mas extremamente ignorantes das verdades espirituais. Suas capacidades mentais são desperdiçadas em coisas que não têm nenhum valor eterno.

 A miséria toma conta da alma.  O conhecimento alimenta a alma; a ignorância a deixa morrer de fome. O conhecimento liberta; a ignorância escraviza. Como é triste o caminho da vida dominada pelo pecado! Que miséria veio aos corações humanos devida à negligência da sabedoria de Deus. Leia Romanos 1:18-32 e perceba como homens que abandonam a Deus se tornam profundamente depravados. As suas imaginações se tornam vãs e seus corações insensatos se escurecem.

Ž A influência é destruída.  O conhecimento é essencial para ensinar outros, seja por palavra ou por exemplo. O conhecimento é poder; a ignorância é impotência. Sem conhecimento, nossa influência para o bem é destruída. Quando os cegos tentam conduzir os cegos, ambos caem no barranco (Mateus 15:14).

 O zelo é mal-direcionado.  Os judeus na época de Paulo tiveram “zelo por Deus, porém não com entendimento… desconhecendo a justiça de Deus e procurando estabelecer a sua própria”, eles não se submeteram ao plano de Deus para justificar os homens (Romanos 10:1-3). Zelo é vão se não for corretamente direcionado por meio de conhecimento. Muitas pessoas, religiosamente zelosas, estão trabalhando contra o ensinamento da palavra de Deus.A última parte do nosso texto diz: “…e peca quem é precipitado”. Devemos ponderar essas palavras, lembrando de tudo que já foi dito sobre o conhecimento.

 A alma é perdida.  Aqueles que andam no caminho das trevas são destinados para serem lançados nas trevas. “É uma calamidade ser ignorante das coisas que preparam o homem a aproveitar ao máximo a vida presente, mas é uma calamidade muito maior faltar o conhecimento que prepara o homem para uma vida abençoada depois da morte” (W. Harris). Oséias corretamente analizou a situação da época dele e clamou: “O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento” (Oséias 4:6). 

 Pressa resulta em desperdício

A ignorância perde toda cautela, não nos levando para lugar nenhum. Na precipitação, erramos o alvo e agimos de maneira errada. Decisões mal pensadas normalmente são bem caras. Um carpinteiro sabe que é melhor gastar tempo medindo com cuidado do que serrando suas madeiras erradamente.

Os cristãos são ensinados a andar prudentemente, “não como néscios, e sim como sábios” (Efésios 5:15). Quem anda com conhecimento e sabedoria não entra precipitadamente em situações, pois primeiro considera cuidadosamente o resultado. Ele pondera e ora, baseando suas ações no que diz a Palavra de Deus. Assim, cautelosamente, ele prossegue.

por Irvin Himmel


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: