Publicado por: Alba Bloechliger | 04/08/2009

O PURGATÓRIO EXISTE?

O purgatório, segundo a doutrina da Igreja Católica Romana, é o estado no qual os fiéis são purificados depois da morte, antes de entrar no céu. Desde que a nossa preocupação é com a doutrina bíblica, observamos que a palavra “purgatório” não se encontra nas Escrituras.

De onde vem, então, essa doutrina? Segundo o Catecismo Católico de John A. Hardon, S.J., a declaração formal da doutrina de purgatório foi feita em 1274, mais de 12 séculos depois da morte de Jesus! Uma vez que a doutrina se tornou oficial, foi necessário procurar algum apoio teológico. Hardon cita três trechos bíblicos para defender a idéia de purgatório. Vamos examinar cada citação:

Œ 2 Macabeus 12:41-45. Esse trecho descreve os atos de Judas Macabeus depois de uma batalha contra Górgias. Judas e seus homens oraram pelo pecado dos mortos e mandaram que fosse oferecido um sacrifício por eles em Jerusalém. Há dois problemas com o uso desse trecho: (a) 2 Macabeus é um dos livros contidos na Bíblia Católica mas rejeitados na maioria de outras bíblias. (b) O pecado citado no trecho (veja 2 Macabeus 12:40) foi idolatria, considerado o motivo da morte deles. Para usar este trecho para apoiar a doutrina de purgatório seria necessário afirmar que esses homens que alegamente morreram por causa da idolatria não morreram na prática de pecado mortal, pois a Igreja Católica ensina que tais pessoas não teriam acesso ao purgatório.

 Mateus 12:32 diz que a blasfêmia contra o Espírito Santo não será perdoada, nem neste mundo, nem no mundo que há de vir. Hardon conclui, sem prova nenhuma, que esse versículo sugere que outros pecados serão perdoados após a morte.

Ž 1 Coríntios 3:13,15 fala de julgamento através de fogo. O fogo serve para provar o valor das obras de cada um. O trecho nada diz sobre um lugar de purificação após a morte.

A Bíblia claramente afirma que o julgamento vem depois da morte (Hebreus 9:27), no qual seremos julgados pelos atos feitos por meio do corpo (2 Coríntios 5:10). Jesus ensinou que é impossível ao ímpio escapar dos tormentos para entrar no conforto dos fiéis (Lucas 16:25-26).

Devemos nos preparar para o julgamento agora, pois a Bíblia não fala de segundas chances após a morte.

– por Dennis Allan


Respostas

  1. Apesar de tantas opiniões que diversas religiões e seitas vem relatando à respeito de: céu, inferno, purgatório, Cristo salva, Maria também faz milagres e outros, que cria na cabeça de muitas pessoas uma grande complicação, enquanto Cristo diz em poucas palavras de como chegar a Deus:(João 14:6) Eu sou “O” cominho, “A” verdade e “A” vida; ninguém pode chegar ao pai se não por MIM. Ele é muito claro não há outro caminho, então para que complicar se só Ele tem a palavra e garantia de vida eterna?
    Pense nisso.

  2. PRIMEIRO VC NÃO DEVE NUNCA DIZER QUE FOI CATÓLICA, POIS OS CONHECIMENTOS DA IGREJA NÃO SERVIU PARA VC LEVAR AOS OUTROS REAIS MILAGRES DESTA IGREJA E A PROVA DE QUE TUDO QUE ELA LIGA NA TERRA É LIGADO NOS CEUS POR APROVAÇÃO DO NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, A QUEM UNICAMENTE RENDEMOS ADORAÇÃO.
    E SOBRE MARIA CONHEÇA SOBRE TODAS AS SUAS APARIÇÕES E MILAGRES QUE LEVARAM A CONFIRMAÇÃO DE QUE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO TEM POR ELA UMA PREDILEÇÃO.
    INFELIZMENTE ALGUNS ATÉ REALMENTE OFEDEM O ESPIRITO DE DEUS A DIZER QUE TAIS APARIÇÕES SÃO DIABOLICAS, ENTÃO DEFEDEM QUE SATANÁS LEVA A CRISTO? ISSO SIM É TENTAR CONTRA O ESPÍRITO DE DEUS. POIS EM TODAS AS SUAS APARIÇÕES ELA LEVA UNICAMENTE AO SEU FILHO, POR ISSO VC DISSE QUE ELA É SERVA, SIM ELA CONTINUA SERVINDO.


Deixe um comentário

Categorias